05/04/2011

pH do papel

O que é pH?
é um parâmetro para a medição da acidez ou alcalinidade de uma solução. O pH varia em uma escala de 0 a 14 e, em se tratando de papel, comumente obedece aos critérios abaixo.


pH 0 a 6 = Ácido
pH 6 a 8 = Neutro / livre de ácido / acid-free / com reserva alcalina
pH 8 a 14 = Alcalino


Linhas de papéis pH Neutro 
Color Plus Metálico, Constellation, Evenglow, Infinity, Ispira, Marcate, Markatto, Marrakech (somente cores Giz e P.Sabão), Metal Color, Pergamenata, Savile Row, Splendorlux, Symbol Freelife, Vergê Plus (somente cor Diamante), Fine Face. 


Linhas de papéis pH Alcalino
Multiara, Sedalux.


 


Curiosidade - A importância do pH do papel
A celulose proveniente da madeira e utilizada na fabricação de papéis possui lignina e outros componentes orgânicos ácidos, que se oxidam em contato com o ar, luz e calor. Por essa razão, com o passar do tempo, os papéis vão ficando amarelados e desbotados. Esse aspecto se tornou um problema quando se percebeu que arquivos e registros em papel estavam se deteriorando, ficando para sempre perdidos na história. Para evitar esse problema, produtores de papéis passaram a investir em processos químicos para tratamento da celulose, de forma a remover ou reduzir drasticamente a presença dos componentes orgânicos responsáveis pelo amarelamento. Surgiam, assim, os papéis neutros e os papéis alcalinos, que possuem maior resistência à ação do tempo e que, por isso, são indicados para a impressão ou utilização em documentos e obras de arte que devem perdurar por muitos anos. 


Passe o mouse sobre a imagem menor para ampliar